Powered By Blogger

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Não é só a barriga que aumenta

Doutora Gisele Barbosa

O cabelo cresce mais durante a gravidez? Verdade! E isso acontece por causa das alterações hormonais que o corpo feminino sofre durante a gestação. “O corpo da mulher sofre várias transformações devido às alterações hormonais e é esperado que durante a gestação ocorra um crescimento mais intenso dos fios dos cabelos. A fase de crescimento dos fios (fase anágena) será mais prolongada e a fase de queda (fase telógena) está diminuída. Assim, a gestante terá um cabelo mais farto e mais bonito”, explica a dermatologista Gisele Barbosa, da Faculdade de Medicina da USP.

Entretanto, após dar a luz, a situação normalmente se inverte e, se a nova mamãe não tomar cuidado, pode ter uma queda acentuada dos fios. “Logo após o parto, há uma alteração brusca hormonal e, portanto, sem o estímulo que existia anteriormente, os fios entram rápida e intensamente na fase telógena. Isto é, queda. Esse evento é conhecido como eflúvio telógeno. E como o cabelo estava mais farto, a gestante verá realmente uma quantidade bem maior de fios na sua escova de cabelo. Geralmente, isso pode acontecer até seis meses após o parto”, comenta a médica.

A doutora Gisele ainda ressalta que, se a gestante tiver antecedentes pessoais de calvície, esse período de queda pode se prolongar por mais tempo. “Os fios voltarão a crescer em seguida, após esses meses. Serão mais finos no início e depois voltam ao normal, mesmo sem tratamento”, continua a explicação. Para passar mais facilmente por esta fase, a médica diz que é essencial fazer uma alimentação saudável. Em alguns casos, pode ser necessária até a ingestão de suplementos alimentares. 

Nenhum comentário: