Powered By Blogger

domingo, 22 de março de 2015

Nesta nova semana, dia 25 minha linda gatinha estara complentando 4 anos



O que uma criança de quatro anos consegue fazer?

A criança de 4 anos já dá sinais claros da sua independência, escolhendo uma roupa, se vestindo sozinha, escovando os dentes. Ela já não precisa da sua mãe para tudo. Conhece muito bem sua rotina e, normalmente, nem precisa receber ordens para colocar o pijama antes de ir para a cama, por exemplo.

Em geral, sua relação com outras crianças é boa, já que na escola aprende a compartilhar, trabalhar em grupo e ajudar o outro.

Já reconhece algumas letras do alfabeto e pode identificar seu nome escrito em uma folha de papel.

Nessa fase, é possível notar que a sensibilidade dos pequenos é maior. Eles já se dão conta dos sentimentos dos outros e notam quando a mãe está triste, o irmão assustado e o pai de mal humor. São capazes até de dar carinho, cuidar, quando notam que alguém está chateado. Seu senso de humor também é ótimo e a criança faz palhaçadas para fazer os outros rirem.

A fase das curiosidades ainda não passou e agora eles querem saber sobre questões mais complicadas como o nascimento e a morte.

Infelizmente, nessa etapa, aparecem os medos infantis. Primeiro, se assustam com os monstros, com o escuro, e com o tempo, esses medos passam a ser abstratos, como o medo da morte e o medo de errar.

Como estimular a criança de quatro anos?

Continue reservando um tempo do seu dia para seu filho. Ele ainda precisa muito da sua companhia, da sua aprovação e da sua atenção.

Quando ele aparecer vestido de manhã ou guardar os brinquedos sem você mandar, parabenize-o pela sua iniciativa e diga o quanto é importante ele cooperar. Para encorajá-lo a fazer as coisas sozinho, deixe tudo em lugares acessíveis. Coloque objetos que ele usa com frequência onde possa alcançar - copos, pratos, talheres, suas frutas preferidas, xampu, escova e pasta de dente.

Mesmo que ele faça uma tremenda bagunça tomando banho sozinho e você prefira supervisionar o banho, resista à tentação de reclamar e, ao invés disso, diga como você está orgulhosa com o seu esforço.

Lembre-se que educar não é uma tarefa fácil. Repreender a criança pelos seus atos, bater, gritar e pôr de castigo não vai resolver o problema. O melhor caminho é conversar e explicar a consequência de seus atos.

Já que seu interesse pelo alfabeto cresce a cada dia, brinque de achar palavras que rimem com outras e de dizer palavras que comecem com a mesma letra do nome da criança. “Joana começa com J. Qual a parte do corpo que também começa com essa letra?”.

Como as perguntas que eles fazem ficam cada vez mais difíceis, tenha certeza que está passando informações coerentes com a realidade e use o seu bom senso para falar sobre os assuntos mais delicados. Lembre-se que a melhor maneira de descobrir o mundo é através de brincadeiras, leitura e passeios.

http://www.guiadobebe.com.br/

Nenhum comentário: