Um bombardeio de conselhos! É isso que acontece quando todos descobrem que você está grávida. Seu bebê e você viram alvos preferidos de pessoas que em geral fazem comentários do tipo "não faça isso ou aquilo, senão...", lembrando suas experiências negativas. Esse papo de comadre, às vezes, deixa a futura mamãe insegura e com medo do futuro. Com isso, ela nunca tem certeza se está fazendo a coisa certa.
Ouvir somente os bons e sábios conselhos do seu médico será sempre a melhor saída!
Quando você descobre que está grávida, normalmente é aquela festa na família. Se for a sua primeira vez, então, o que não falta é gente para festejar a sua gravidez, mas, da mesma forma, existem aquelas pessoas que não perdem a chance e palpitam à vontade sobre o que você deve ou não fazer em relação à sua saúde e à do seu bebezinho.
E, quando você se dá conta, sua cabeça está a mil, já que as consequências anunciadas são sempre assustadoras.
Frases hilárias como "mãe que leva susto na gravidez faz a criança nascer nervosa" ou "deixar o bebê se olhar no espelho atrasa a fala" não devem jamais ser levada em conta! Esses 'conselhos' em sua maioria são crenças antigas que passam de geração para geração, sem que as pessoas tomem o verdadeiro conhecimento do seu significado e de onde surgiram.
"Todo mundo falou"
Confusas, as mães vão aos consultórios do obstetra ou do pediatra cheias de perguntas sobre o que 'todo mundo' falou. A figura 'todo mundo' acaba sendo assustadora, e o pior é que deixa a mãe meio impressionada durante esse período. Consequentemente, algumas mães seguem muitas dessas crendices sem fazer ideia do porquê.
No entanto, é importante ressaltar que alguns médicos e enfermeiras também podem dar informações contraditórias. Não é regra, claro, mas pode acontecer. A mãe sabe mais do que julga saber, e deve confiar na sua intuição.
Sobre os ditos populares
Não há embasamento científico que comprove ou justifique esses ditos populares, mas é fato que eles estão sempre por aí. As avós, mães e comadres precisam mostrar que você não sabe nada sobre educação de bebês e, por isso, necessita do conhecimento delas.
Sim, é verdade, elas podem ajudar, mas há exageros, e é por esse motivo que as futuras mães precisam ficar atentas.
Os ditos mais absurdos
- Mãe precisa comer canjica e beber cerveja preta para ter leite.
- Mulher menstruada não pode visitar o bebê que está sendo amamentado.
- Bebê que arrota enquanto mama faz o leite da mãe secar.
- Fralda no varal que fica exposta à lua causa cólicas no bebê.
- Bebê que passa por baixo das pernas dos pais não cresce.
- Leite do peito que sobra não se pode dar ao gato, senão seca.
Mamãe consciente
Avaliar sempre o que dizem os vizinhos e conhecidos, buscando paralelamente informações com o seu médico, fazendo cursos, lendo livros, revistas e sites que tratam do assunto de maneira correta e séria é a melhor alternativa de combater os palpites de 'todo mundo'.
Ouça, filtre e assimile somente o que desejar. Faça dos comentários um aprendizado para que, futuramente, você ensine seus filhos sem os artifícios dos ditos e crendices antigas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário