Powered By Blogger

domingo, 20 de março de 2011

39 semanas de gravidez

 

Seu líquido amniótico, que era translúcido, agora está mais opaco e leitoso por causa do verniz caseoso, a camada viscosa que envolvia o bebê e começa a se desfazer. As camadas mais externas da pele dele também estão descamando, enquanto se forma uma camada nova.

Nas novelas e nos filmes, o trabalho de parto é sempre fácil de distinguir: na primeira contração a grávida já fala, decidida, "Chegou a hora", ou então a bolsa estoura no meio de uma sala lotada, causando quase uma inundação.

Mas a realidade é bem diferente da ficção. A bolsa só se rompe em menos de 15 por cento das gestações, e, quando isso acontece, a cabeça do bebê tende a funcionar como uma "rolha" na abertura do útero. (Se você se deitar, porém, vai notar a saída do líquido.)

Não é preciso correr -- talvez o verdadeiro trabalho de parto demore um pouco para começar --, mas avise o médico ou vá para a maternidade. Seu corpo vai produzir mais líquido amniótico até a hora do nascimento, portanto dá para esperar algumas horas pelo início do trabalho de parto, ou talvez usar medicamentos que apressem o processo.

E se a semana terminar e nada do bebê? Não precisa entrar em pânico. Só 5 por cento dos bebês nascem exatamente na data prevista para o parto. Converse com seu médico para discutir até quando vocês podem esperar pelo início do trabalho de parto.

Em muitos países, os obstetras esperam até de 10 a 14 dias após a data prevista, acompanhando a gravidez de perto. Se o médico achar que é melhor não esperar tanto tempo, ele pode optar por
induzir o parto antes de partir para uma cesariana.

 

Como seu bebê está crescendo


Seu bebê já está pronto para chegar ao mundo! Agora ele está acumulando gordura para poder se manter quentinho depois que nascer. Os meninos tendem a nascer um pouco maiores que as meninas.

Os órgãos do bebê estão totalmente desenvolvidos. Conforme ele vai engordando, as ruguinhas e as "pelancas" vão desaparecendo. Apesar de ele estar bem apertadinho dentro do útero, vai continuar
se mexendo bastante até a hora de nascer.

Se você achar que os movimentos do bebê diminuíram ou pararam, procure o médico. O mais provável é que o bebê esteja apenas dormindo, mas o melhor é tirar a dúvida e descartar a probabilidade de algum problema.

Como fica sua vida

O grande dia está chegando, e logo você vai estar com seu bebezinho nos braços. Não é incomum os bebês só nascerem depois da data prevista para o parto.

Não tem jeito: os últimos dias da gravidez parecem mais compridos que a gestação inteira. Concentre-se nos preparativos finais para se distrair. A
mala da maternidade já foi conferida e reconferida?

Se você não tiver nenhum sinal de trabalho de parto, converse com seu médico para saber o que ele pensa da possibilidade de
induzir o parto normal, antes de partir direto para a cesariana, que tem uma recuperação mais demorada.

Nas consultas com o obstetra, ele provavelmente fará um exame interno para ver se você já tem alguma dilatação no colo uterino. Faça muitas perguntas e não tenha vergonha de procurar o médico ou a maternidade em caso de preocupação ou alarme falso. Eles estão mais do que acostumados.

Você já deve ter visto na TV e em filmes aquelas cenas em que a bolsa rompe e a mulher começa a sentir dores na hora. Na vida real, não é bem assim. Só em 15% dos casos a bolsa estoura antes de o
trabalho de parto começar. Veja aqui o que fazer se a bolsa estourar.

Talvez você veja um "sinal", um pouco de sangue na calcinha ou uma substância gelatinosa, que o chamado tampão mucoso. A saída do tampão não quer dizer que o trabalho de parto seja iminente. Ele pode começar um ou dois dias depois, ou até uma semana.

Se este é seu primeiro filho, o trabalho de parto deve ser lento, mas há formas de
acelerar o processo, tanto com meios naturais quanto artificiais, determinados pelo obstetra.

Visitas e faxina

O que você prefere, receber visitas em casa ou no hospital? Informe sua família da sua decisão sobre as visitas e peça ajuda para controlá-las. É muito gostoso sentir todo o carinho que cerca a chegada do seu filho, mas não se esqueça de que sua maior prioridade é seu bem-estar e o do bebê -- você vai precisar de um pouco de paz para se recuperar.

Se você está sentindo uma energia extra, uma vontade de limpar tudo e arrumar a casa, aproveite! Segundo especialistas, é o instinto de preparar o ninho para a cria. Quem sabe uma boa faxina não ajuda a
fazer o trabalho de parto começar de verdade?

domingo, 13 de março de 2011

38 semanas de gravidez

Sabemos que há muita coisa para preparar e que nessas horas às vezes surge um desejo louco de limpeza e organização, mas faça o máximo para descansar, porque vai ser sua última chance por algum tempo. Se você está trabalhando, fique atenta aos sinais do seu corpo, para ver se não é melhor diminuir o ritmo. Aproveite e passe bastante tempo com seu companheiro — afinal, logo vocês terão muito mais coisas com que se ocupar.

 

Como seu bebê está crescendo


Seu bebê vem engordando a cada dia! Já está bem esperto. Consegue segurar coisas com as mãos, como o cordão umbilical. Depois que nascer, vai segurar seu dedo bem forte. Os órgãos estão totalmente desenvolvidos e no lugar certo. Os pulmões e o cérebro já funcionam, por isso se ele nascer antes das 40 semanas não deve enfrentar nenhum problema.

Que cor vão ser os olhos? Se a criança nasce já de olhos castanhos, eles devem ficar assim. Mas, se forem cinzentos ou azulados, podem ir para qualquer lado: azuis, verdes, castanho claro e até castanho escuro. A cor só vai se definir lá pelos 9 meses.



Como fica sua vida


Estas duas últimas semanas demoram um pouco para passar. Mas é um bom momento para dar os últimos retoques no quarto do bebê ou fazer coisas que depois não vai poder fazer: ir ao cabeleireiro, resolver uma questão no banco, rechear os armários para não ter de fazer supermercado tão cedo...

O inchaço nas pernas e nos pés é bem comum nesta fase, ainda mais se estiver calor. Se você inchar de repente no rosto ou nas mãos, ou aumentar muito de peso de um dia para o outro, avise o médico, porque esses são sintomas da
pré-eclâmpsia. Uma toalha embaixo do lençol pode ajudar a evitar manchas no colchão se por acaso estiver vazando colostro dos seus seios. Dependendo, também pode diminuir o desastre se a bolsa estourar no meio da noite.


Participação do papai


O futuro papai também deve estar mega ansioso com a chegada do bebê. Pode ser que ele fique aflito de ver a mulher chorando (lágrimas e variações de humor são típicas dessa fase) e se sinta meio impotente.

Há várias coisas que ele pode fazer: conferir se está tudo certo com a parte dele da
mala da maternidade, ler sobre o que fazer assim que o bebê nascer, se informar sobre como tirar a certidão de nascimento e até criar um clima para as últimas relações sexuais antes de o bebê chegar.

terça-feira, 8 de março de 2011

Chá de Bebê da Rafaela Yumi - Dia 27/02/2011



Convite

Ainda bem que no final deu tudo certo,
das minhas amigas só ficou  faltando a Neide.
A Fabrizia , Bibi e o Massa não puderam ir,
nem a  Belinha nem a Giulinha
Fernando , Fellipe e a Debora foram na formatura do Fernando no dia anterior, beberam todas que não conseguiram acordar, foi pena.
Mas de qq forma tinha bastante gente .
Sai no final toda pintada, quase não consegui adivinhar os presentes, nem quem deu.
Fico feliz que ganhei praticamente tudo o que pedi
Vou postar algumas fotikas:


Amigas , algumas de longa data, uma nem tanto assim


Bolo de Fralda
(deu trabalho mas fico mto feliz de ter feito)
Florzinha feito de bala de goma
Lembrancinhas
(Decoração by Bia Fujimoto)




Feliz de ter conseguido fazer esse bolo de fralda
Artesanal e feito pela Mamãe

Florzinha feito com bala de goma
(by Bia)





Cesto das Lembrancinhas
(CupCake - feito pela Bia)




CupCake - Lembrancinha
(By Bia  Fujimoto)






Harumi, Tia Lilia, eu , Tia Netian




Mesa arrumada
Frios e Mini-pães




Bolo de Pão - Mini-pães variados




Confetes e Queijadinha




Brigadeiro e Quick Rosa de colher



Acabou , ainda bem, já não tinha mais onde me pintarem
kkkkkkkk




Tentando reunir a familia para foto
(dificil)






Em casa, comendo cupcake
(pq eu mereço um tb né?)



Sucesso ou não, consegui realizar o Chá de Bebê
Fiz um caderninho de recordação,
pedi para as pessoas deixarem um recadinho
Espero que qdo a Rafa esteja crescidinha
aprecie o esforço da mãezinha aqui,
e de todas as tias da casa
que ajudaram para esta festa acontecer.
Tias e tios , primos e primas, Batian.


ECO FETAL - 08/02/2011 (CONFIRMAÇÃO DE EXAME)

Dia 08 de fevereiro consegui fazer a confirmação do exame anterior.
Foi o médico que pediu para voltar,
 afinal a Rafa deu uma cambalhota no dia do exame,
e ficou deu as costas ao médico.
Apesar dele emitir o laudo,
pediu para retornar um mês depois para confirmar.
Ainda bem que deu tudo certo, e ela está bem,
 sem qualquer sinal de problema cardiáco.
Realizado pelo Dr. Julio Cesar Santin no Hospital Regional Sul.










US OBSTETRICO - 32 SEMANAS - DIA 31/01/2011



US OBSTETRICO - 31 SEMANAS - DIA 29/01/2011



domingo, 6 de março de 2011

37 semanas de gravidez


A cabeça, do bebê, na maioria dos casos, está encaixada na cavidade pélvica -- cercada e protegida pelos ossos da sua pelve. Essa posição abre espaço para as pernas e o bumbum do bebê, que estão bem apertados dentro do útero.

Muitos bebês já são cabeludinhos, com fios de cabelo de até 2,5 centímetros. Mas não se surpreenda se a cor do cabelo do seu filho for totalmente diferente da do seu. Casais de cabelos castanhos são pegos de surpresa às vezes com um filho bem loiro, e o contrário também acontece. E há, é claro, aqueles bebês que nascem totalmente carecas.

Por falar em cabelo, a maior parte da camada de pêlo fininho, o lanugo, que cobria seu bebê a partir da 26a semana já desapareceu, assim como a maioria do verniz caseoso, a substância esbranquiçada e viscosa que também envolve o corpo dele.

O bebê vai engolir o lanugo e o verniz junto com outras secreções, e eles ficarão armazenados no intestino, para formar o primeiro cocô do seu filho, uma substância escura, quase preta, chamada mecônio.


Como seu bebê está crescendo


Parabéns! Teoricamente o bebê está pronto. Se nascer a partir de agora, não será mais considerado prematuro, e sim um bebê "a termo". Mas, quanto mais tempo ele ficar na barriga para ganhar peso, melhor.

Esta semana o bebê está perdendo o lanugo, uma penugem que o cobria até agora. Também perde o verniz caseoso (também chamado de vérnix), que é uma camada gelatinosa que cobria a pele dele para protegê-la. Parte dessa película ainda pode estar lá quando ele nascer.

Tanto o lanugo como o verniz são engolidos pelo bebê, e vão formar seu primeiro cocô, uma mistura quase preta chamada mecônio.
Veja aqui qual é a cara do primeiro cocô do bebê.

Alguns bebês nascem bem cabeludos, e outros completamente carecas. Saiba no entanto que tanto a cor quanto a textura do cabelo (liso, crespo, grosso, fino) podem mudar depois dos primeiros meses.

Como fica sua vida


É provável que esta semana você tenha dificuldades para dormir. Há pesquisas mostrando que o terceiro trimestre é o pior para o sono da grávida. Dormir quase sentada, com a ajuda de travesseiros, ajuda a aliviar a azia. Leia mais sobre como se alimentar bem neste finzinho de gravidez.

Nesta etapa talvez você sinta com mais frequência as
contrações de treinamento. Às vezes elas vêm seguidas e dão até a impressão de que é o trabalho de parto. Para ser trabalho de parto mesmo, elas têm de ser cada vez mais fortes.

É possível que você tenha mais secreção vaginal. Isso é normal. Um fiapinho de sangue na calcinha também não é motivo de preocupação. Mas procure o médico se tiver sangramento de verdade.

Prevenindo a pré-eclâmpsia


Uma grande preocupação dos médicos nesta fase da gravidez é a pré-eclâmpsia. Por isso eles sempre vão tirar sua pressão nas consultas, que agora são mais frequentes. Os três sintomas preocupantes são: pressão alta, mãos e rosto inchados e presença de proteína na urina. Dor de cabeça forte e alterações na visão também são sinais de alerta.

Se o médico achar que você corre risco de ter pré-eclâmpsia, pode querer adiantar o parto, seja fazendo uma
cesariana, seja induzindo o parto normal.