Powered By Blogger

sábado, 26 de fevereiro de 2011

36ª Semana de gravidez



Faltando cerca de 28 dias (pode ser mais ou menos), você está quase no final da gestação e no começo de sua nova vida. Termine sua preparação final estocando fraldas (muitas fraldas), pomadas para assaduras, lavando macacões, bodies, vestidinhos e garantindo que o quartinho esteja pronto para receber seu bebê. Desta forma, mesmo que o bebê chegue antes do tempo, você estará pronta. Certamente toda mãe, principalmente àquelas de primeira viagem, sente-se amplamente despreparada, não importa quão operacional o quarto esteja, mas ao menos você não estará sem fraldas!

Seu corpo


Você achava que não suportava mais seu bebê chutando seus pulmões e amontoando seu estômago, pois bem, ele vai fechar com chave de ouro! Este processo é chamado de encaixamento, que provavelmente vai tornar sua respiração mais fácil, porém com a cabeça do seu bebê apoiada na sua bexiga você vai aproveitar esse novo fôlego para caminhar até o banheiro.
Com a descida do seu bebê, você poderá descansar com a certeza que sua gravidez estará terminada nas próximas semanas. Tenha certeza que você conhece os muitos sinais e simtomas do parto para que você não seja pega com as calças na mão (tanto figurada quanto literalmente)

Seu bebê


Seu bebê continua a ganhar peso a uma média de 250 gramas por semana. Ele deve estar pesando cerca de 3 kg e medindo 49 centimetros. Esse ganho de peso irá ajudá-lo a regular a temperatura corporal tão logo ele deixe o útero climatizado. Na verdade seu bebê terá 15% de gordura no momento do nascimento, e você.... bem você é outra história! Ainda no útero, seu bebê pode ouvir, sentir, tocar e ver. A única coisa que o separa de viver no mundo externo é algo chamado canal de parto.
Outros destaques:
As gengivas de seu bebê estão firmes, com espinhos que se parecem de alguma forma com dentes, ainda que suas verdadeiras pérolas brancas só irão aparecer por volta dos três meses a um ano de idade. Quanto mais tarde melhor, para ele e para você, principalmente se ele estiver mamando no peito.
Seu bebê tem padrões definidos de sono e vigília - abrindo os olhinhos enquanto acordado e fechando-os enquanto dormindo. Ele ficará alerta quando exposto à luz, assim como qualquer bebê recém-nascido faria, exceto quando você coloca aquele CD brega, quando ele coloca as mãos na cabeça, vira de costas e murmurá "Não acredito! De novo não!"

 

Sua vida


Você pode até se achar uma boba dirigindo por aí nas últimas semanas com uma cadeirinha para bebê no seu carro e sem bebê, mas caso ele decida aparecer mais cedo, você ficará feliz por tê-la. Afinal com a nova legislação em vigor você não poderá sair da maternidade sem ela! Certifique-se que você sabe instalá-la corretamente e também que sabe colocar seu bebê nela da forma correta.
Agora que você está literalmente por um fio, e estamos falando sério, você está provavelmente na exaustão do ninho. Pare de esfregar os azulejos do banheiro com uma escova de dentes por um minuto e tome um banho ou vá nadar. Sabemos que ficar nua ou num maio é a última coisa que você pensa em fazer, mas neste estágio provavelmente você não liga mais sobre como você está. Curta sua gestação; curta sua barriga (logo ela desaparecerá). Ademais, você sentir-se-á um milhão de quilos mais leve na piscina e um bom banho vai suavizar suas dores nas costas, pés, pescoço, quadris, etc.

 

O que você está pensando...


"Estou realmente pronta para ser mãe?"
"E se a bolsa estourar quando eu estiver no meio de várias pessoas?"

 

Faz bem comer...


Você deveria estar consumindo cerca de 2400-2800 calorias por dia.
Como normalmente o intestino fica bem preguiçoso, devido a posição do útero sobre o intestino e a diminuição da atiivade física, é necessário aumentar a ingestão de fibras, ou seja, verduras cruas, legumes, vegetais, pão integral, frutas (mamão, caqui, laranjá com bagaço, mexerica, uva, abacaxi, etc).
Também não esqueça de ingerir muito líquido.  Os líquidos auxiliam na hidratação da pele, das unhas e também no bom funcionamento do intestino. Recomenda-se que você tome de 2 a 3 litros de líquidos por dia, no intervalo das refeições. Pode ser água, chá e sucos de frutas (naturais, é claro, nada de Tang e similares)

 

É bom saber...


Você tem receio de ir ao dentista porque está grávida? Saiba que esse período merece atenção especial dos dentes. Isso porque, com as alterações hormonais na gestação, não é raro surgir um problema na boca.
Segundo um estudo da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas, ao acompanhar 372 gestantes de São José do Rio Preto, cerca de 72% delas tinham algum problema nos dentes. "A maioria apresentou sangramento gengival, que pode ser evitado com uma boa higiene bucal em casa e visita ao dentista", afirmou Ana Rosa Kuymjian Albieri, cirurgiã-dentista e autora do estudo. Outro contratempo comum entre as entrevistadas foi o surgimento de cáries. "Há grávidas que escovam menos os dentes por causa dos enjoos. Outras se alimentam mais vezes ao dia, sem fazer a higienização adequada", diz Ana.  
Já outro estudo realizado por pesquisadores das Universidades Case Western Reserve e Yale, nos Estados Unidos, concluiu que problemas dentais podem causar partos prematuros.
Por essas razões, o melhor é se prevenir e visitar seu dentista regularmente.

 

Futuro papai


Muitos homens lamentam a distância que existe entre eles e os próprios pais. Ao olhar para trás, costumam dizer que seus pais eram ausentes em sua infância, o que deixou marcas para o resto da vida. Ainda que os motivos para esse afastamento (em geral a necessidade de ganhar dinheiro para sustentar a família) sejam de fácil compreensão, fica uma cicatriz no relacionamento que envolve a pergunta "Como teria sido se a presença fosse maior?". Esses sentimentos mostram a importância de os pais estarem presentes e atuantes durante o desenvolvimento do filho. Pense nisso! Desde já reserve tempo para seu filho e para sua família.
A Bíblia diz que os filhos são herança do Senhor (Salmo 127:3). Os filhos são entregues aos seus pais como um precioso depósito, o qual Deus requererá um dia de suas mãos. Devemos dedicar à sua educação mais tempo, mais cuidado e mais oração. Para isso é preciso que busquemos a sabedoria que vem do alto. Com toda certeza o Pai que está no céu nos dará o conforto.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Tudo ao mesmo tempo


Você pode sentir culpa, raiva e paz de espírito tudo de uma só vez durante a gravidez. Não se desespere, isso é normal. Veja aqui como lidar com esse turbilhão de sentimentos


Tradução e adaptação de Marianna Perri, filha de Rita e José


A gestação é um momento de felicidade, mas que gera muitas dúvidas, ainda mais nos pais de primeira viagem. Questões como qual será o futuro da criança e se você está fazendo tudo certo para o momento que ela chegar ao mundo podem tirar o sono até das mães mais despreocupadas. Um turbilhão de sentimentos, que você nem imaginava poder sentir, aparecem durante a gravidez. Alguns são positivos, alguns são negativos, mas todos são saudáveis e fazem parte do aprendizado de ser mãe.

Confira uma lista com os sentimentos que mais aparecem durante a gravidez e que não devem atrapalhar este momento tão especial:

- Culpa: as mães querem tanto fazer a coisa certa pelos seus filhos que a gravidez pode vir acompanhada de ondas de culpa: por comer as coisas erradas, por não comer as coisas certas, por atravessar a rua quando o farol está fechando... Mas lembre-se que você está dando o seu melhor. Não existe perfeição na maternidade.

- Tristeza: Ter um bebê é uma das maiores alegrias da vida, mas muitas mães se sentem tristes durante a gravidez. Sentir-se para baixo, em alguns casos, é apenas um reflexo de que seu cérebro está processando todas as mudanças radicais que estão acontecendo no corpo e na sua vida. Em casos mais severos, a tristeza pode ser depressão pré-natal e a mãe deve procurar ajuda.

- Empatia extrema: Muitas mulheres ficam muito mais sensíveis no período da gravidez. Acontecem muitas mudanças físicas e mentais em um curto espaço de tempo, que fazem com que elas se tornem incapazes de lidar com notícias, filmes ou qualquer outra coisa relacionada com tragédias envolvendo crianças ou mães.

- Raiva: Algumas fases da gravidez são menos prazerosas do que as outras. A raiva é uma reação natural e saudável ao comprometimento que a gravidez traz. Ficar brava com os sintomas que atrapalham sua vida – como insônia, azia e enjôos – não significa que você não gosta de estar grávida.

- Fazer as pazes: Com todas as mudanças que a gravidez traz, muitas brigas do passado se tornam muito menores do que pareciam ser na época. Se o desentendimento foi com alguém que já conhece a maternidade, a experiência pode fazer você perceber o valor de se reconciliar.

- Ansiedade: A gravidez pode parecer um campo-minado. São tantas as preocupações com você e com o bebê que ficar ansiosa é normal. A preocupação é inevitável e surge antes mesmo do bebê nascer. As mães só devem procurar um profissional quando a ansiedade é severa e acaba debilitando a mulher.

- Insegurança: Uma nova vida cresce dentro de você e é normal sentir-se insegura com seu novo status, principalmente se a mãe é mais nova. Questões de identidade e imagem corporal aparecem nesta nova fase da vida, mas logo você se sentirá mais segura e orgulhosa.

- Tédio: Claro que têm as visitas ao médico, exames, a decoração do quarto do bebê, compra de roupinhas... Mas há dias em que você acorda depois de uma noite mal dormida e se pergunta: ainda estou grávida? Enquanto algumas mães acham que a preparação para a chegada do bebê é divertida, outras acham este processo extremamente chato. Por sorte, a gravidez é apenas um prelúdio da ação real: o bebê!

- Confiança: Algumas mães podem ter lido este texto até o fim e não ter se identificado com nenhuma das situações descritas. Ela se sente serena e forte, preparada para tudo que acontecerá com ela nos próximos meses. Este pode ser apenas um jeito da natureza aumentar a confiança quando ela mais é necessária ou pode ser um mecanismo de defesa para as mães que negam este momento. O único real perigo desta confiança toda é a mãe criar falsas expectativas com os momentos que virão. Siga as ondas de confiança, mas sempre com um pé na realidade.





E eu tenho sentido tudo isso.
Não ao msm tempo, mas até mais de um sentimento no msm dia.
O que é mais forte é a insegurança neste momento.
Insegurança na hora do parto, se vai doer, se não vai ter complicações, se o Marcos vai conseguir vir, essas coisas.
E tenho insegurança para depois, se eu vou conseguir dar contar de cuidar da Rafa, se ela vai chorar muito, se vai sentir muita cólica, se vou ter leite pra dar.
Eu que sempre deixei pra sentir as coisas na hora que fossem acontecer, agora tem horas que tenho panico e fico pensando nessas coisas.
E para piorar hoje voltei a sentir enjoo com a azia. Azia tenho sentido desde 6o. mes, enjoo ja tinha parado no final do 3o. mes.
Ansiedade com o chá de bebe, ansiedade com a hora do parto, ansiedade pra depois do parto.
Ih, gnt é um turbilhão de sentimentos, sensações, medos, alegrias que ninguém consegue imaginar.
Só sentindo mesmo.




domingo, 20 de fevereiro de 2011

Desenvolvimento fetal - 35 semanas de gravidez

Seu bebê está pesando por volta de 2,4 quilos, com 45 centímetros de comprimento.

Olhando para sua barriga, é capaz de você conseguir distinguir, de vez em quando, o contorno de um cotovelo, um pé ou da cabeça. Daqui a pouco, como a parede do seu útero e do seu abdome fica cada vez mais fina e deixa passar mais luz, ele vai começar a ter ciclos de atividade durante o dia.

Esta semana, os dois rins do seu bebê estão totalmente prontos. O fígado também já consegue processar substâncias de que o corpo não vai precisar.

O volume de líquido amniótico diminuiu bastante, pois o bebê ocupa muito mais espaço dentro da barriga. O útero cresceu nada menos que mil vezes em relação ao tamanho original. Nesta fase você já deve ter engordado entre 11 e 14 quilos, e seu umbigo pode estar saltado e maior.

Talvez você tenha
falta de ar, porque o útero está próximo às costelas. Experimente ficar de quatro para conseguir respirar mais fundo. Mesmo que o peso do útero sobre a bexiga a faça ir ao banheiro sem parar, não reduza sua ingestão de água -- seu bebê precisa de bastante líquido.

Uma boa idéia, contudo, é diminuir o consumo de bebidas diuréticas, como chá, café e refrigerante, que podem multiplicar sua vontade constante de fazer xixi.

Logo seu médico deve pedir que você compareça a consultas semanais até o parto.

Recém-nascido: mitos e verdades

Um bombardeio de conselhos! É isso que acontece quando todos descobrem que você está grávida. Seu bebê e você viram alvos preferidos de pessoas que em geral fazem comentários do tipo "não faça isso ou aquilo, senão...", lembrando suas experiências negativas. Esse papo de comadre, às vezes, deixa a futura mamãe insegura e com medo do futuro. Com isso, ela nunca tem certeza se está fazendo a coisa certa.


Ouvir somente os bons e sábios conselhos do seu médico será sempre a melhor saída!

Quando você descobre que está grávida, normalmente é aquela festa na família. Se for a sua primeira vez, então, o que não falta é gente para festejar a sua gravidez, mas, da mesma forma, existem aquelas pessoas que não perdem a chance e palpitam à vontade sobre o que você deve ou não fazer em relação à sua saúde e à do seu bebezinho.

E, quando você se dá conta, sua cabeça está a mil, já que as consequências anunciadas são sempre assustadoras.

Frases hilárias como "mãe que leva susto na gravidez faz a criança nascer nervosa" ou "deixar o bebê se olhar no espelho atrasa a fala" não devem jamais ser levada em conta! Esses 'conselhos' em sua maioria são crenças antigas que passam de geração para geração, sem que as pessoas tomem o verdadeiro conhecimento do seu significado e de onde surgiram.

"Todo mundo falou"

Confusas, as mães vão aos consultórios do obstetra ou do pediatra cheias de perguntas sobre o que 'todo mundo' falou. A figura 'todo mundo' acaba sendo assustadora, e o pior é que deixa a mãe meio impressionada durante esse período. Consequentemente, algumas mães seguem muitas dessas crendices sem fazer ideia do porquê.
 
No entanto, é importante ressaltar que alguns médicos e enfermeiras também podem dar informações contraditórias. Não é regra, claro, mas pode acontecer. A mãe sabe mais do que julga saber, e deve confiar na sua intuição.

Sobre os ditos populares

Não há embasamento científico que comprove ou justifique esses ditos populares, mas é fato que eles estão sempre por aí. As avós, mães e comadres precisam mostrar que você não sabe nada sobre educação de bebês e, por isso, necessita do conhecimento delas.

Sim, é verdade, elas podem ajudar, mas há exageros, e é por esse motivo que as futuras mães precisam ficar atentas.

Os ditos mais absurdos

- Mãe precisa comer canjica e beber cerveja preta para ter leite.
- Mulher menstruada não pode visitar o bebê que está sendo amamentado.
- Bebê que arrota enquanto mama faz o leite da mãe secar.
- Fralda no varal que fica exposta à lua causa cólicas no bebê.
- Bebê que passa por baixo das pernas dos pais não cresce.
- Leite do peito que sobra não se pode dar ao gato, senão seca.

Mamãe consciente

Avaliar sempre o que dizem os vizinhos e conhecidos, buscando paralelamente informações com o seu médico, fazendo cursos, lendo livros, revistas e sites que tratam do assunto de maneira correta e séria é a melhor alternativa de combater os palpites de 'todo mundo'.

Ouça, filtre e assimile somente o que desejar. Faça dos comentários um aprendizado para que, futuramente, você ensine seus filhos sem os artifícios dos ditos e crendices antigas.


quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Dicas para Mamãe



Quando um bebê nasce, nasce também uma mãe...
Qualquer coisa que se queira dizer sobre a experiência da maternidade se torna insignificante diante da magia de ter em seus braços pela primeira vez aquele “serzinho” que até então apenas crescia e se desenvolvia em seu ventre durante esses nove meses. Mas agora ele nasceu, e junto a toda alegria deste momento único surge também todo tipo de dúvidas, preocupações e inseguranças em relação aos cuidados nas primeiras semanas do bebê. Para ajudar você mamãe, preparamos algumas dicas simples, porém preciosas, que podem facilitar seu dia a dia, sem de qualquer forma substituir as recomendações de seu pediatra.
 
Cuidados Diários

Banho
O banho do bebê é um momento bastante especial, pois além da higiene favorece a troca de afeto e a integração mãe - bebê. Aproveite para massagear e estimular seu bebê com brincadeiras, palavras suaves e muito carinho. Escolha uma hora quente do dia, no intervalo das mamadas, procurando manter no ambiente uma temperatura agradável e sem correntes de ar. Tenha sempre todo material a mão, inclusive roupas e toalhas, e jamais deixe o bebê sozinho no trocador ou na banheira. Antes de colocá-lo na banheira remova com algodão embebido em água morna qualquer resíduo de urina ou fezes. Utilize água morna para o banho, checando sempre a temperatura da água. Lave o corpinho do bebê com muita delicadeza, inclinando sua cabeça para trás a fim de evitar que entre água nos olhos, nariz, boca e orelhas. Vire-o de bruços para limpar as costas e o bumbum. Retire-o do banho, envolva-o em uma toalha macia, enxugando principalmente as dobrinhas. Vista o neném confortavelmente e escove seus cabelos com uma escova macia.

Limpeza do umbigo
Geralmente o coto umbilical leva entre 7 a 10 dias para se depreender e durante este período limpe-o com álcool a 70 % três vezes ao dia, evitando assim riscos de infecção.

Troca de Fraldas e Prevenção De Assaduras
Procure trocar seu bebê com freqüência a fim de evitar o aparecimento de assaduras, utilizando chumaços de algodão embebidos em água morna e a seguir passe creme preventivo de assaduras criando assim certa barreira entre a fralda e a pele do bebê. Lenços umedecidos podem ser usados em passeios por ser algo prático.

Amamentação
Com certeza o capítulo mais especial e importante, pois além de preencher todas as necessidades do organismo do bebê até os 6 meses de vida, tornando-o mais resistente a infecções e outras doenças, favorece o vínculo afetivo entre você e seu bebê. Este período inicial da amamentação, no entanto apresenta algumas dificuldades, o que requer bastante calma e paciência da mamãe, além da colaboração daqueles que a cercam.

Como amamentar

Lave as mãos com água e sabonete neutro e escolha um local confortável e tranqüilo, sentando-se em uma poltrona que tenha apoio para os braços. Coloque o bebê de forma que a sua barriguinha fique encostada em sua barriga, e estimule seus lábios para que possa “abocanhar” não somente o bico do seio, mas boa parte da aréola, para que possa mamar adequadamente, ficando satisfeito, evitando também o empedramento do leite.

Cólicas
Certamente um dos maiores motivos que levam pais de primeira viagem a procurar ajuda médica nos primeiros meses do bebê. De causa indefinida, pode até mesmo decorrer da imaturidade do sistema digestivo. Geralmente ocorre no final da tarde ou inicio da noite, deixando os pais atordoados e impotentes diante do choro forte e estridente do bebê, difícil de ser consolado. Algumas crianças apresentam cólicas e outras não, e nada melhor que a avaliação do pediatra para esclarecer e orientar quando elas aparecem.

Choro
O choro é a única forma através da qual o bebê pode expressar se está com fome, frio, calor, sujo ou simplesmente pedir o colinho da mamãe. Aos poucos essa integração mãe - bebê possibilitará a você detectar com maior facilidade a real necessidade de seu bebê.

O Sono
Tão importante quanto à alimentação, o sono é essencial para o desenvolvimento do bebê. Enquanto dorme, além de descansar e acumular energia para crescer, o cérebro do recém-nascido faz novas conexões, processando e armazenando informações numa velocidade incrível. Nos primeiros meses o padrão de sono do bebê é bastante indefinido, podendo dormir tanto de dia quanto de noite, em media 14 a 16 horas por dia. É importante que com o passar do tempo seja criada uma rotina de sono para o bebê, como por exemplo, o banho, uma massagem relaxante, uma canção de ninar, amamentar. Isto certamente fará com que o aprendizado do sono seja adequado e tranqüilo, favorecendo assim seu desenvolvimento físico e emocional.


domingo, 13 de fevereiro de 2011

US OBSTETRICO - 26 SEMANAS - 29/12/2010

Este exame fiz lá na Santa Casa de Santo Amaro.
Como foi pedido pelo posto, feito num hospital publico, já viu né? 3 hrs de espera...
Ainda bem que eu tava tranquila, mas tem de ter muita paciência.
Achei que ia demorar para conseguir uma vaga para fazer este exame, mas foi mais rápido do que imaginei.
Só que o laudo demorou 2 semanas para ficar pronto, só no dia 12/01.
Nem deu pra gravar CD ou DVD, fiquei sabendo que as vezes nem papel pra imagem tem lá na Sta Casa.
Mas no fim, nem posso reclamar, pouco tenho gastado para fazer os exames necessários do Pré-Natal.





quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Ultrassom Morfologico Doppler - 24 semanas - feito dia 21 de dezembro de 2010 assim que cheguei aqui no Brasil

Este ultrassom fiz assim que cheguei no Brasil
Tive todo acompanhamento no Japão, mas é sempre bom saber como está o bebê na minha própria lingua.
Até conseguia entender em japonês mas é bom poder fazer todas as perguntas que desejo.
E compreender todas as respotas.
Saber com certeza que ela está bem.
Crescendo, que tá com bom peso e bom tamanho.
Que a saúde vai bem, que tá desenvolvendo de forma correta.
E foi nesta semana que comecei o acompanhamento do pré-natal no posto de saúde de Santo Amaro.
Conheci o Dr. Carlos Oliva. É um senhor de idade, depois descobri que ele já esta aposentado, não faz mais partos, só faz a parte clinica do GO.
E pediu uma série de exames de sangue, urina e fezes tb.
Fiz muitas perguntas, tive muitas respostas. Mas ainda vou ter várias dúvidas pelo jeito até a Rafa nascer.
Vou continuar postando os exames de ultrassom e eco fetal com as imagens.







sábado, 5 de fevereiro de 2011

Organizando Chá de Bebê


Pois é, resolvi fazer o chá de bebê
Mas dá um trabalhão
Comecei fazer a lista de convidados e a lista de pedidos
Ainda não resolvi o que servir
Na verdade o que tá certo msm é o dia, a hora e o local
Ainda bem que não preciso pedir muita coisa,
pq trouxe do japão, pq a minha lista de convidados
tb não tá muito grande
Na verdade vai ser mais pra a Rafa saber o que eu fiz antes dela nascer





Ultrassom - Periodo do Japão


1o. ultrassom - um pequeno sinal da gravidez
(7 semanas)



8 semanas - 17/08/2010



10 Semanas - 31/08/2010 - Tomando forma




10 Semanas - 31/08/2010




16 Semanas - 12/10/2010




Será que ela esta chupando o dedinho?




Uma foto " colorida "




21 semanas - 16/11/2010




25 semanas - 14/12/2010
Ultimo ultrassom antes da viagem